segunda-feira, 26 de março de 2012

Pneumonia



                                               Pneumonia
O Que é Pneumonia: Pneumonia é uma doença inflamatória no pulmão, e é causada pela penetração de um agente infecsioso (vírus, protozoários, bactérias e fungos) que afetam pessoas de todas as idades desde que estejam com baixa imunidade.

Quais os Sintomas: seus sintomas incluem tosse, dor no tórax, febre de aproximadamente 39 a 40 graus, calafrios, diarréias, vomito, dores de ouvido, dificuldade para respirar.As ferramentas que geralmente são usadas para montar o diagnóstico inclui raios-X e exame de escarro.Se a Pneumonia for bacteriana pode ser tratada com antibióticos mas se não for o processo é por internação.
OBS: gripes que duram mais de uma semana e febre persistente devem ser.                                                                    

Quantidade de crianças com Pneumonia: em 2008 cerca de 156 milhões de crianças no mundo todo tiveram Pneumonia (151 milhões em países em desenvolvimento e 5 milhões em países desenvolvidos). Isso resultou na morte de pelo menos 1,6 milhões de pessoas, sendo 95% nos países que estão em desenvolvimento e os outros 5% em países desenvolvidos.

 Formas de Prevenir: evitar o uso de drogas como o cigarro, não ingerir álcool em grande quantidade, usar tratamentos adequados para gripe, mudanças bruscas de temperatura e evitar também o uso do ar condicionado pois deixa o ar muito seco.
 Como é o Tratamento: o tratamento para Pneumonia requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ser de três a quatro dias. Quando a pessoa já é idosa, o processo a maioria das vezes é por internação pois pode ter sérios problemas ou levar até a morte.
Na imagem abaixo  é mostrado o pulmão de uma pessoa comprometido com a Pneumonia.

 

Por: João Pedro Burgun
Fonte: Wikipedia e Brasil Escola (com adaptações)