quarta-feira, 28 de março de 2012

Entrevista com Dr. Sobral, ex-diretor do HRAN

Entrevista com Dr. Sobral, ex-diretor do HRAN

Entrevistamos o Doutor Sobral, ex-diretor do HRAN para saber sua opinião sobre a saúde e o atendimento público aqui no Brasil.


O que você acha da saúde pública aqui no Brasil?

Dr. Sobral:  A concepção do sistema único de saúde( SUS ) é moderna e universal, e se propõe a atender todos os brasileiros igualmente sem distinção; no entanto o subfinanciamento,a má remuneração dos procedimentos médicos, o excesso de burocracia e a corrupção são entraves gigantescos para  tornar  realidade a concepção original do SUS. A saúde pública Brasileira apresenta áreas de excelência na área de transplantes, oncologia, cirurgia cardíaca, entre outras, mas padece de um gestão eficaz nas áreas de prevenção, na urgência e emergência e no acesso rápido do cidadão aos bens e serviços  da saúde pública.


De que forma você acha que a saúde pública poderia ser melhorada hoje em dia no Brasil?

Dr. Sobral: Com uma gestão menos burocrática, melhor financiamento, investimento na estrutura básica de prevenção das doenças, na melhora do saneamento nas cidades, na contínua modernização dos complexos de saúde pública associada à educação sócio-ambiental iniciada desde cedo nas escolas públicas e particulares.


Você foi diretor do HRAN, como era o atendimento lá?

Dr. Sobral: O HRAN é um hospital público que atende 100% o sistema único de saúde. Durante a minha gestão privilegiamos o atendimento humanizado, eficiente, baseado em metas a serem alcançadas, sempre melhorando os indicadores de saúde da população.


O entrevistado autorizou a publicação desta postagem.

Por: Ana Luísa Sobral