sexta-feira, 9 de março de 2012

Aids

Aids No Brasil

 AIDS (sigla em inglês - Acquired Immunodeficiency Syndrome)  significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida . Desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2011, O Brasil tem 608.230 casos registrados de AIDS (condição em que a doença já se manifestou), de acordo com o último Boletim Epidemiológico. Em 2010, foram notificados 34.218 casos da doença e a taxa de incidência de AIDS no Brasil foi de 17,9 casos por 100 mil habitantes.


Veja a epidemia por região em um período de 10 anos, 2000 a 2010, a taxa de incidência de casos por 100 mil habitantes:
  • caiu no Sudeste de 24,5 para 17,6 
  • cresceu de 27,1 para 28,8 no Sul;
  • cresceu de 7,0 para 20,6 no Norte;
  • cresceu de 13,9 para 15,7 no Centro-Oeste;
  • cresceu de  7,1 para 12,6 no Nordeste. 
 Vale lembrar que o maior número de casos acumulados está concentrado na região Sudeste (56%).





Como se adquire a SIDA?
A SIDA ou AIDS é transmitida de diversas formas. Como o vírus está presente no esperma, secreções vaginais, leite materno e no sangue, todas as formas de contato com estas substâncias podem gerar um contágio. As principais formas detectadas até hoje são : transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue. A Aids também pode ser transmitida da mão para o filho durante a gestação ou amamentação

Sintomas e fases da AIDS






Estágio 2 (assintomático.)
é marcado pela forte interação entre as células de defesa e as constantes e rápidas mutações do vírus. Mas que não enfraquece o organismo o suficiente para permitir novas doenças, pois os vírus amadurecem e morrem de forma equilibrada.Pode durar muitos anos.

Estágio 3 (sintomática inicial )
Com o frequente ataque, as células de defesa começam a funcionar com menos eficiência até serem destruídas. O organismo fica cada vez mais fraco e vulnerável a infecções comuns.É caracterizada pela alta redução dos  glóbulos brancos do sistema imunológico 

A baixa imunidade permite o aparecimento de "doenças oportunistas", que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Com isso, atinge-se o estágio mais avançado da doença, a AIDS. Quem chega a essa fase, por não saber ou não seguir o tratamento indicado pelos médicos, pode sofrer de hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer.


Como se prevenir?
A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada. Por isso, use camisinha sempre.Mas não basta apenas usar a camisinha  você também não deve compartilhar seringas e outros objetos que furam ou cortam.

Tratamento:
Infelizmente a medicina ainda não encontrou a cura para a AIDS. O que temos hoje são medicamentos que fazem o controle do vírus na pessoa com a doença. Estes medicamentos melhoram a qualidade de vida do paciente, aumentando a sobrevida. O medicamento mais utilizado atualmente é o AZT ( zidovudina ) que é um bloqueador de transcriptase reversa. A principal função do AZT é impedir a reprodução do vírus da Aids ainda em sua fase inicial. Outros medicamentos usados no tratamento da Aids são : DDI ( didanosina ), DDC ( zalcitabina ), 3TC ( lamividina ) e D4T ( estavudina ). Embora eficientes no controle do vírus, estes medicamentos provocam efeitos colaterais significativos nos rins, fígado e sistema imunológico dos pacientes.




ONU: Brasil é referência no tratamento de Aids


Por isso na hora de ter uma relação sexual se previna!!!!
Por: João Pedro Moretti e Guilherme  de Andrade