terça-feira, 13 de março de 2012

Câncer



O que é o Câncer?

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas).

O que causa o Câncer?

As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas, relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural, e as  causas internas são,na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.
 O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer.  Por exemplo o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é proporcional ao número de cigarros fumados por dia e ao número de anos que ela vem fumando.

 Como surge o Câncer?
O câncer surge  a partir de um erro que ocorre na multiplicação das células. Todas as células do corpo multiplicam-se constantemente e as células “filhas” devem ser sempre iguais as células “mães”.
Quando uma célula “filha” torna-se diferente da célula “mãe”, ocorre uma mutação genética e então surge o câncer. Essa mutação genética pode ser causada e aprofundada por motivos internos, como doenças, ou por motivos externos, como o ambiente.
O câncer será benigno ou maligno. Isso vai depender de qual célula multiplicou-se erradamente.
Como se “pega” o Câncer?
Câncer não se "pega" como uma doença contagiosa. O câncer é uma doença que aparece em todas as idades, até em recém-nascidos, mas atinge preferencialmente as pessoas da meia idade para frente. No entanto, algumas formas de câncer estão relacionadas com certos hábitos: tomar sol exageradamente, comer ou beber coisas muito quentes, fumar muito, ingerir bebidas alcoólicas continuamente, expor-se a agrotóxicos ou produtos químicos, aspirar fumaça de óleo diesel e etc.
Tratamento do Câncer – Hospitais públicos e privados
Muitas vítimas de câncer que já foram tratadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) saíram em defesa do sistema, elogiando os hospitais e a atenção médica recebida. Muitos hospitais públicos tem tratamento parecido com o de hospitais privados. Em muitos casos, o tratamento é melhor do que o tratamento dispensado por quem utiliza seguro de saúde de nível mais baixo. O início de um tratamento de quimioterapia pela rede pública a demora é de, em média, 76 dias e para a radioterapia, 113 dias. Isso deixa os brasileiros que dependem da saúde pública em perigo. O tempo de diagnóstico, que é um fator importantíssimo, é também bem maior. A quimioterapia dispensada em hospitais públicos também varia de qualidade, da mais genérica à mais precisa.
Fontes:INCA,Sua Saúde, Momento Saúde e TOP Seguro Saúde.(com adaptações)
Por: Pedro Paulo Lopes